eSocial Doméstico – Competência 09/201

Senhores Empregadores Domésticos, A partir da Competência 09/2016, o aplicativo eSocial Doméstico apresentará nova folha de pagamentos. A funcionalidade permitirá o detalhamento da remuneração do trabalhador por rubricas de vencimentos (horas extras, adicional noturno etc.) e descontos (faltas, atrasos, etc.), bastando clicar sobre o empregado na folha e adicionar as respectivas rubricas. Para empregados que…

ECF – Obrigatoriedade, prazo e multas

ECF – Obrigatoriedade, prazo e multas Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a DIPJ desde 2015 A ECF referente ao ano-calendário 2015 deve ser entregue até 30 de junho de 2016. A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substituiu a DIPJ desde 2015. Esta obrigação deve ser entregue até último dia útil de junho do ano posterior ao…

Demissão de doméstica já deve ser feita pelo eSocial

Para as demissões a partir de ontem, é necessário informar no site o motivo da dispensa, data, tipo de aviso prévio e verbas rescisórias. As demissões de trabalhadores domésticos realizadas a partir de ontem devem ser registradas por meio de uma nova ferramenta disponível no site eSocial. O registro de desligamentos, que havia sido prometido…

Orientação Estadual

Contribuinte optante ou obrigado à Escrituração Fiscal Digital (EFD) fica dispensado da manutenção e entrega do arquivo eletrônico (SINTEGRA) – RICMS/MG – Anexo VII – Art. 10 – § 8º. A EFD é a escrituração fiscal do contribuinte e deve ser apresentada em conformidade com as disposições previstas na legislação tributária. Substitui a escrituração dos…

Simples Nacional x NF-e = Comunicado de divergência

Simples Nacional x NF-e = Comunicado de divergência Receita Federal Comunica empresa do Simples Nacional sobre divergência entre PGDAS-D e arquivos da NF-e e exige regularização sob pena de multa. A Receita Federal e as Fazendas Estaduais iniciaram ações conjuntas com a finalidade de identificar erros, omissões e outros eventos que possam acarretar pagamento a…

e-FINANCEIRA! O QUE SIGNIFICA?

O ano de 2016 vai trazer muitas novidades para os contribuintes brasileiros (seja pessoa jurídica e física), principalmente em relação a algumas obrigações que começam a valer a partir de janeiro. Uma delas é a declaração e-Financeira, criada pela Instrução Normativa 1.571, de 02 de julho de 2015, que obriga a apresentação à Receita Federal…

Área contábil se prepara para os desafios de 2016

Mudanças profissionais e alterações na área tributária estão previstas para o ano que vem, o que exige atenção redobrada por parte de contadores. Importantes mudanças devem atingir as Ciências Contábeis em 2016. Dentre elas, o investimento em Tecnologia da Informação pelas entidades representativas, a entrada em vigor de novos projetos do Sistema Público de Escrituração…

4 fatos que provam que o contador é o melhor parceiro das empresas de sucesso

O mundo dos negócios anda muito disputado e empreender no Brasil nunca foi tão concorrido. Mesmo com a economia sem apresentar grande crescimento, abrir uma empresa se tornou algo desejável, pois há um crescente descontentamento com as estruturas comuns de trabalho. E isso faz com que, para conquistar uma clientela ampla e fiel, o líder…

Os 7 mitos de uma negociação ganha-ganha

Uma negociação “ganha-ganha” soa muito bem na superfície, mas nem todos vão conseguir o que querem – e é mais provável que aconteça com você, se você falhar em perceber algumas armadilhas. Muito tem sido escrito em relação a negociações, e até mesmo no relativamente recente conceito de “negociação ganha-ganha” (win-win negotiation). Essas negociações ocorrem quando…

Veja os benefícios de legalizar sua empresa

Ao longo dos últimos anos, o número de microempreendedores individuais vem crescendo em grande proporção no Brasil. Em 2012, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) fez uma projeção de que neste ano já seriam mais de 4 milhões de optantes pelo modelo e essa previsão está se concretizando. São profissionais…